sábado, 20 de novembro de 2010

Fundamentos do Psicodiagnóstico


Texto Psicodiagnóstico
Fundamentos do Psicodiagnóstico

No início do texto é feito a diferenciação entre avaliação psicológica e psicodiagnóstico, sendo o primeiro um conceito amplo que engloba o segundo. Assim como no capitulo sobre “Estratégias de Avaliação”, é definido psicodiagnóstico como “um processo que visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia”.
          Apesar de o psicodiagnóstico ter uma de suas bases na psicometria é muito importante saber a diferença entre o psicometrista e o psicólogo clinico. O primeiro tem como finalidade obter dados através de seu instrumento, podendo conseguir traços ou descrições de funções, no entanto não sabe o que fazer com estas informações. Já o psicólogo não utiliza somente testes, ele alia este instrumento a outras estratégias buscando a resolução de um problema do qual conhece o contexto.
          No século passado, a comunidade cientifica foi muito marcada pelas descobertas feitas no campo de biologia, fazendo com que psiquiatras buscassem no orgânico as causas das doenças mentais, especialmente no Sistema Nervoso Central. Ao mesmo tempo, a classificação das doenças mentais era hierárquica, inclusive quando era evidenciada uma condição orgânica, pois os demais diagnósticos ficavam em segundo plano.
          Ainda no século anterior, houve uma grande ênfase e declínio de testes de personalidade e técnicas projetivas ocasionando a necessidade de instrumentos mais objetivos, o uso do teste ser melhor orientado, as entrevistas diagnósticas serem mais estruturadas. A partir do refinamento dos instrumentos e do marketing promovido pelo psicólogo para que a utilização dos serviços de avaliação cresça, haverá um reconhecimento da qualidade do psicodiagnóstico.
          Segundo Groth-Marnat (1984), é importante que o profissional tome conhecimento das reais necessidades do paciente, procurando saber o porquê do encaminhamento para não fornecer informações não úteis a quem fez a demanda e principalmente por não saber o que será feito com aqueles dados. Cabe ao psicólogo investigar se aquela solicitação é viável, porque foi feita e como isto poderia auxiliar na resolução do problema do paciente.
         







Em seguida, há a caracterização do processo do psicodiagnóstico. Primeiro há a definição onde este é um processo cientifico que levanta hipóteses que serão confirmadas ou não através de “passos predeterminados e com objetivos precisos”. Ele é baseado em um acordo entre o paciente ou responsável com o psicólogo a estimativa de tempo e, a partir de dados iniciais um plano de avaliação (quais testes serão usados). O processo do psicodiagnóstico tem seu ou seus objetivos traçados de acordo com a demanda da consulta e/ou do encaminhamento que norteiam as hipóteses inicialmente formuladas, delimitando o campo de investigação. Assim como descrito acima, é importante que o psicólogo não se atenha apenas aos dados, pois assim seria caracterizado como psicometrista.
          O psicodiagnóstico, através do exame do estado mental do paciente ou exame das funções do ego, tem objetivos de: classificação nosológica – avaliação clinica da patologia; avaliação compreensiva; entendimento dinâmico; prevenção; prognóstico e perícia forense.
          O diagnóstico psicológico pode ser realizado por três grupos: pelo psicólogo e psiquiatra; exclusivamente pelo psicólogo clínico; por uma equipe multiprofissional. Isto depende do objetivo a ser alcançado e de como será feita a execução da avaliação psicológica. Esta última, para o psicólogo, é listado os passos da sua realização e quais são os comportamentos específicos dele ao realizar a avaliação.
          O psicodiagnóstico surgiu como conseqüência do aparecimento da psicanálise proporcionando um outro enfoque ao transtorno mental – deixando de ser predominante da área médica.


Perguntas:
1-     Estabeleça a diferença entre o psicometrista e o psicólogo clínico.
2-     Por que é importante fazer esta distinção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário