sábado, 20 de novembro de 2010

A entrevista psicologica

TEXTO PSICODIAGNÓSTICO. 
A entrevista psicologica - Seu emprego no diagnostico e na investigação.

A entrevista é um instrumento fundamental do método clínico e com isso, é uma técnica de investigação científica em psicologia. A entrevista pode ter em seus múltiplos usos uma grande variedade de objetivos. Nos interessa a entrevista psicologia, aquela que se buscam objetivos psicológicos (investigação, diagnostico, terapia, etc.)
A entrevista psicológica como técnica apresenta dois aspectos: um é o das regras ou indicações práticas de sua execução, e o outro é a psicologia da entrevista psicológica, que fundamenta as primeiras, em outros termos, apresenta a técnica e a teoria da técnica da entrevista psicológica.
A entrevista pode ser de dois tipos fundamentais, aberta ou fechada.
A aberta é caracterizada pelo entrevistador ter ampla liberdade para as perguntas ou para sua intervenções.  Na entrevista fechada as perguntas são previstas, como a ordem e a maneira de formulá-las, e o entrevistador não pode alterar nenhuma dessas disposições.
A aberta possui uma investigação mais ampla e profunda da personalidade do entrevistado, embora a entrevista fechada permita uma melhor comparação sistemática de dados, além de outras vantagens próprias de todo o método padronizado.
A entrevista não é uma anamnese, pois na anamnese a preocupação e a finalidade residem na compilação de dados, e o paciente fica reduzido a um mediador entre sua enfermidade, sua vida e seus dados por um lado, e o medico por outro.
Diferentemente da consulta e da anamnese, a entrevista tenta o estudo e a utilização do comportamento total do individuo em todo o curso da relação estabelecida com o técnico durante o tempo que essa relação durar.
A entrevista é então uma relação entre duas ou mais pessoas, onde essas intervêm como tais. O aspecto fundamental da entrevista pode- se dizer que consiste em uma relação na qual um dos integrantes deve procurar saber o que está acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento. A realização dos objetos possíveis da entrevista (investigação, diagnostico, orientação etc.) depende desse saber e da atuação de acordo com esse saber.





Perguntas:

1-     Diferencie entrevista psicologia de anamnese.
2-     A entrevista é um instrumento fundamental do método clínico e com isso, é uma técnica de investigação científica em psicologia, quais são os objetivos psicológicos em uma entrevista psicológica?

Fabiana Kunz Menicucci


Nenhum comentário:

Postar um comentário